A prática de yoga transcende a simples realização de exercícios físicos. Afinal, envolve técnicas que beneficiam corpo, mente e espírito, sendo uma tradição antiga que se mantém relevante até hoje. Por isso, hoje exploraremos para que serve a yoga, os benefícios desta prática milenar e quais as dicas para quem deseja começar.
História da yoga
Yoga é uma prática antiga originária da Índia, com raízes nos textos vedas que datam de 3.000 a 5.000 anos atrás. O termo “yoga” vem de uma palavra sânscrita que significa “jungir” ou “unir”, pois reflete seu objetivo de harmonizar corpo, mente e espírito.
Embora no Ocidente a yoga seja frequentemente associada às posturas físicas, ou asanas, estas representam apenas um aspecto da prática, pois ela é um estado de mente que se caracteriza pela harmonia, paz e contentamento.
Mas, outro componente crucial da yoga é o pranayama, ou controle da respiração, que é visto por muitos mestres como o elemento mais importante da prática. Afinal, essa técnica enfatiza a extensão e o controle do “prana”, a força vital que sustenta o corpo.
Leia: Mente Ativa: Conheça 4 hábitos para o envelhecimento saudável
Para que serve a yoga? 8 benefícios
A yoga serve para vários propósitos, não só físicos, mas também mentais. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais as pessoas praticam yoga:
1. Melhora da flexibilidade
Um dos benefícios mais conhecidos da yoga é o aumento da flexibilidade. As posturas, conhecidas como asanas, alongam os músculos, aumentando sua elasticidade e ajudando a prevenir lesões.
2. Fortalecimento muscular
Além de flexíveis, os músculos se tornam mais fortes. Afinal, a yoga exige que você sustente o próprio peso em várias poses, o que fortalece diversos grupos musculares.
3. Melhora da postura
Praticar yoga regularmente serve para melhorar a postura, uma vez que fortalece e alonga a coluna vertebral e os músculos do core (região central do corpo). Uma boa postura previne dores nas costas e outros problemas musculoesqueléticos.
4. Redução de estresse
A yoga utiliza técnicas de respiração, chamadas pranayama, que ajudam a acalmar a mente e reduzir o estresse. Portanto, a meditação, frequentemente integrada nas sessões de yoga, também contribui para uma mente mais serena e focada.
5. Melhora na concentração
A prática regular de yoga aumenta a concentração e a memória, pois, as técnicas de meditação e foco na respiração aprimoram as habilidades cognitivas e a capacidade de concentração.
6. Gestão da dor
A yoga serve também para ajudar na gestão da dor crônica, como nas costas e as dores de artrite, devido às posturas e técnicas de relaxamento.
7. Incremento da energia
A prática regular de yoga pode elevar os níveis de energia e combater a fadiga, graças ao equilíbrio dos sistemas corporais e ao alívio do estresse.
8. Melhora da respiração
As técnicas de pranayama ensinam a respirar mais profundamente e de forma mais eficiente, melhorando assim, a função pulmonar e a capacidade respiratória.
Veja também: Como potencializar de maneira saudável seus exercícios físicos com dicas de alimentação
Como praticar yoga
Se você faz parte do time que já pensou várias vezes em começar, mas não sabia nem por onde, confira nossas dicas para iniciantes.
Escolha o estilo certo
Existem diversos estilos de yoga, desde os mais vigorosos, como o Iyengar, até formas mais suaves e meditativas, como o Hatha ou o Yin Yoga, por exemplo. Escolha um estilo que se alinhe com seus objetivos pessoais e necessidades físicas.
Utilize os acessórios apropriados
Embora a yoga exija pouco equipamento na sua prática, um tapete de yoga, blocos e cintos podem ajudar os iniciantes a realizar as posturas corretamente e com segurança.
Inicie com aulas guiadas
Para quem está começando, aulas guiadas são ideais. Portanto, busque aulas em estúdios locais, vídeos online ou aplicativos de yoga que ofereçam instruções passo a passo.
Pratique regularmente
A consistência é chave na yoga. Tente praticar pelo menos duas a três vezes por semana, começando com sessões de 20 a 30 minutos e aumentando gradualmente conforme sua capacidade e conforto.
Ouça seu corpo
É vital ouvir seu corpo durante a prática e ajustar as posturas conforme necessário. A yoga não deve causar dor. Se algo dói, ajuste sua posição ou use acessórios para obter suporte.
Confira: Potencialize seus exercícios: a importância do pré e pós-treino
A yoga é uma prática incrivelmente versátil que serve não apenas para melhorar a forma física, mas também para reduzir o estresse, melhorar a saúde mental e aumentar a energia.
Independentemente da sua idade ou condição física, a yoga tem algo de positivo a oferecer. Então, por que não começar hoje mesmo e descobrir os muitos benefícios que a yoga pode trazer?
Quer ler mais sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida? Acesse epharma Lifestyle e confira.
Referências
https://www.forbes.com/health/fitness/yoga-for-beginners
https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/9-benefits-of-yoga