Atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades. A previsão é que esse número aumente, chegando a 68,4% do total de habitantes vivendo em grandes centros urbanos. Com isso, o contato com a natureza tende a ser cada vez menor. Porém, estudos e organizações apontam que manter uma relação ativa com a natureza traz uma série de benefícios ao corpo e à mente. Saiba mais a seguir.
Benefícios do contato com a natureza
Sabe-se que a presença da natureza é fundamental para a qualidade de vida – principalmente nas grandes cidades.
Confira ainda: Acordar cedo faz bem! Veja 7 dicas para se tornar uma pessoa matutina
A Floresta da Tijuca, localizada no Rio de Janeiro e considerada a maior floresta urbana, contribui diretamente para diminuir a poluição da cidade. De acordo com estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Universidade Veiga de Almeida (UVA), a presença da floresta na cidade contribui para a redução de hidrocarbonetos, um tipo de poluente nocivo à saúde.
Ao analisarem amostras do ar coletadas, os pesquisadores notaram que regiões com a presença de mata apresentavam índices até sete vezes menores de hidrocarbonetos do que áreas de densa urbanização e ausência de mata. Bairros no entorno da floresta também apresentavam menores índices de poluentes.
A temperatura é outro ponto de atenção. De acordo com estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Bosque Reinhard Maack, em Curitiba, foram identificadas temperaturas de até 4°C a menos, no interior do bosque, do que a média da cidade.
Veja também: Estratégias diárias para uma alimentação consciente e saudável
Além dos impactos na qualidade de vida nas cidades, estar em contato traz uma série de benefícios para o corpo. De acordo com o WWF, estudos indicam que estar perto da natureza contribui para:
- diminuir a pressão arterial;
- reduzir a ansiedade e a depressão;
- aumentar a sensação de calma e de tranquilidade;
- melhorar a qualidade do sono;
- aumentar a sociabilidade;
- melhorar o sistema imunológico;
- melhorar os batimentos cardíacos;
- melhorar o humor;
- incentivar a prática esportiva e reduzir o sedentarismo;
- melhorar a função cognitiva.
Transtorno do Déficit de Natureza (TDN)
O contato com a natureza é tão importante para a qualidade de vida que a ciência estuda, atualmente, o chamado “Transtorno do Déficit de Natureza” (TDN).
Termo criado pelo jornalista Richard Louv, que pesquisa os impactos do envolvimento de crianças com a natureza, o TDN se refere às consequências negativas que a falta de contato com a natureza traz ao corpo (especialmente em crianças). Isso inclui:
- aumento da obesidade;
- elevação do estresse;
- aumento de doenças respiratórias;
- dificuldade para dormir;
- hiperatividade.
Veja também: Como controlar a ansiedade? Veja 9 conselhos eficazes
Como aumentar o contato com a natureza (mesmo na cidade)
Para evitar os problemas causados pelo TDN e estimular seus efeitos contrários, algumas práticas podem ser adotadas para promover o contato com a natureza em adultos e crianças – mesmo aqueles que moram nas grandes cidades.
Atividades ao ar livre
Se o local onde você mora tem parques, bosques ou outro tipo de espaço com mata, vale incorporar uma rotina de atividades ao ar livre. Caminhadas, passeios de bicicleta, corridas e até mesmo piqueniques em parques são ótimas opções.
Incentive crianças desde pequenas
Como visto, as crianças são as que mais sentem os impactos negativos da ausência de natureza. Por isso, incentive os pequenos a realizarem atividades em espaços abertos e com contato com a natureza. Assim, eles entendem, desde seus primeiros dias, sobre a importância da natureza em suas vidas.
Preservar o meio ambiente
Embora o contato com a natureza seja tão vital, o desmatamento e a destruição das florestas crescem a ritmos acelerados em toda a sociedade. Por isso, um bom meio de manter o contato ativo com áreas de mata é, justamente, contribuir para a sua preservação, e incentivar a reposição de algumas espécies da flora local.
Gostou do conteúdo? No blog epharma Lifestyle você pode continuar lendo sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida. Confira!
Referência: