Economizar água é apenas uma necessidade financeira, mas também um compromisso com o meio ambiente. Dados apontam que, pelo menos, 40% da água potável é desperdiçada no Brasil. Isso acontece pelo mau uso do recurso, problemas estruturais (encanamento sem manutenção, por exemplo), além do consumo via sistemas irregulares.
Diante desse contexto, você confere como economizar água de forma prática e eficiente. São pequenas mudanças na rotina da casa ou do ambiente de trabalho que podem fazer uma grande diferença na quantidade de água consumida – e, consequentemente, no valor gasto por mês.
Veja também: Entenda como a saúde financeira afeta diretamente a saúde mental
10 dicas para economizar água
1. Remova restos de comida dos pratos
Antes de lavar a louça, remova bem os restos de comida dos pratos, panelas, colheres e demais utensílios. Isso facilita a limpeza e reduz a necessidade de deixar a torneira aberta por mais tempo. Você pode realizar essa pré-higienização com a ajuda de panos e guardanapos.
2. Evite lavar roupa de pouco em pouco
Máquinas de lavar consomem muita água (cerca de 135 litros), então utilizá-las com carga completa otimiza o uso desse recurso. Ao lavar a roupa da casa, procure juntar o máximo de peças possíveis e usar a máquina até três vezes por semana. Isso evita o uso do eletrodoméstico todos os dias e a perda de grande volume de água. A dica vale para máquinas de lavar louças também.
Veja também: Veja 7 dicas para se tornar uma pessoa matutina
3. Limpe o quintal com vassoura
Quando for limpar a área externa da casa, como quintais, varandas ou garagens, evite usar a mangueira e dê preferência para a higienização a seco, com vassoura e pano. Isso não significa que o uso de mangueira está rigidamente proibido. A estratégia aqui é usar, apenas, a mangueira quando esses espaços estiverem muito sujos.
4. Use balde e pano para lavar o carro
Para quem faz a higienização de automóveis em casa, a dica é deixar a mangueira de lado e usar mais o combo balde e panos. Essa técnica permite controlar melhor a quantidade de água utilizada e ainda garante uma limpeza adequada sem desperdício.
5. Feche a torneira ao escovar os dentes e ao lavar a louça
Ao escovar os dentes (ou fazer a barba), evite deixar a torneira aberta. Os minutos de escovação não necessitam de água corrente e ao deixar a torneira aberta, você apenas desperdiça água e não a utiliza. Para se ter uma ideia, deixar a torneira fechada ao escovar os dentes pode economizar 11 litros de água. Por outro lado, quando a torneira fica pouco aberta durante a escovação, o consumo pode chegar até 12 litros. Essa dica não é nova, mas sempre vale enfatizar sua importância.
6. Feche o chuveiro ao se ensaboar
Durante o banho, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Essa prática pode economizar muitos litros de água, principalmente em banhos diários. Em apenas 5 minutos de chuveiro fechado (quando você se ensaboa, por exemplo), é possível economizar 80 litros de água.
7. Evite tomar banhos longos
Assim como fechar o chuveiro é essencial para a economia de água, evitar tomar banhos muito longos também é. Higienizar-se com cuidado e atenção é sempre recomendado, mas vale pensar em formas estratégias para se limpar sem demorar muito embaixo do chuveiro. Um banho de chuveiro elétrico, de até 15 minutos, pode gastar 140 litros de água.
Confira: Confira 8 recomendações para evitar o consumismo
8. Faça manutenção do sistema hidráulico
Não deixe de verificar e consertar vazamentos no sistema hidráulico da casa para evitar o desperdício de água. Torneira pingando, válvula de descarga desregulada, encanamento com vazamentos… tudo isso pode resultar em grandes perdas ao longo do tempo. A manutenção é essencial para garantir a eficiência do uso de água.
9. Invista em sistemas de reuso da água
Se possível, invista no reuso de água. Cisternas para a captação da água da chuva, sistemas de reaproveitamento de água da máquina de lavar (para limpeza da casa e regar o jardim, por exemplo) são investimentos que ajudam a economizar água e reduzir a conta no fim do mês. Essa dica vale tanto para o consumo residencial como para empresas.
10. Compartilhe informações sobre uso sustentável da água
Compartilhar informações e boas práticas sobre a importância da economia e do manejo sustentável de água é fundamental. Converse com seus filhos, amigos, colegas de trabalho, familiares e demais pessoas do seu círculo social. De pouco em pouco, vamos melhorar o consumo desse bem tão precioso.
Veja ainda: O que é o financiamento e como funciona? Tire as suas dúvidas
Economizar água faz bem para o meio ambiente
Sabe-se, atualmente, que 1,8 bilhão de pessoas devem viver na chamada “escassez absoluta de água”, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A expressão é usada em situações em que a quantidade de água disponível por pessoa é abaixo de 500 m³ (500 mil litros) ao ano. Ainda de acordo com a FAO, dois terços da população devem viver sob “estresse hídrico” – entre 500 m³ e 1000 m³ de água por ano.
Por isso, o manejo sustentável da água é vital para a biodiversidade, sendo indispensável à vida de diversas espécies. Nesse sentido, a escassez de água afeta diretamente a possibilidade de vida como a que conhecemos atualmente. Sem água, não deixamos de ter o recurso para matar a sede; sem ela, não temos um ingrediente fundamental para a produção industrial, o plantio de alimentos, fabricação de medicamentos, entre outros itens fundamentais ao dia a dia.
Para acompanhar outros conteúdos sobre finanças, continue a leitura dos conteúdos no blog epharmaLifestyle
Referências
https://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450