Acordar cedo é uma prática que muitos associam à produtividade e ao sucesso. Mas será que acordar cedo faz bem? Levantar cedo pode potencializar seu dia, bem como trazer diversos benefícios para a sua saúde e bem-estar. Por isso, vamos entender como nosso relógio biológico influencia nisso e conhecer os motivos pelos quais levantar cedo pode ser uma ótima escolha.
O relógio biológico e o ciclo dia/noite
Nosso corpo possui um relógio interno conhecido como ritmo circadiano, que regula o ciclo de sono e vigília ao longo de 24 horas. Esse relógio biológico é influenciado pela luz natural, uma vez que indica ao corpo quando é hora de acordar e quando é hora de dormir. Ou seja, a exposição à luz solar pela manhã ajuda a sincronizar nosso ritmo circadiano, promovendo um despertar mais natural e energético.
Algumas pessoas têm uma predisposição natural para serem mais ativas pela manhã, conhecidas como “pessoas matutinas” ou “madrugadoras”. Esses indivíduos geralmente acham mais fácil acordar cedo e tendem a ser mais produtivos nas primeiras horas do dia. Ser uma pessoa “madrugadora” pode ser uma vantagem, pois permite aproveitar melhor as horas de luz natural e alinhar as atividades diárias com o ritmo biológico do corpo.
No entanto, outras pessoas podem se sentir mais energizadas e produtivas durante a tarde ou à noite, sendo conhecidas como “pessoas noturnas” ou “corujas”. Essa variação na preferência do horário de pico de atividade é conhecida como cronotipo e é influenciada por fatores genéticos e ambientais.
Independentemente do cronotipo, é importante respeitar o próprio ritmo do corpo e adaptar a rotina de acordo com as necessidades individuais de sono e atividade. Assim, tanto as pessoas matutinas quanto as noturnas podem otimizar seu desempenho e bem-estar ao longo do dia.
Confira: Mente Ativa: Conheça 4 hábitos para o envelhecimento saudável
Benefícios de acordar cedo
De acordo com a Sleep Foundation, os benefícios de acordar cedo incluem:
- Harmonia entre sono e rotina social;
- Redução do “jet lag social”;
- Melhoria da saúde mental: estudos indicam que pessoas que dormem e acordam tarde têm maior probabilidade de enfrentar ansiedade e depressão;
- Melhoria do desempenho;
- Tempo para exercícios matinais;
- Tempo para um café da manhã saudável.
7 dicas eficientes para acordar cedo
Treinar o corpo para acordar cedo levará tempo, então não espere poder levantar às 5h da manhã todos os dias imediatamente. Em primeiro lugar, tente implementar pequenas mudanças na sua rotina para tornar os despertares matinais mais viáveis. Com essas pequenas mudanças, seu corpo se acostumará a acordar cedo.
1. Estabeleça um horário de dormir mais cedo
Treinar o corpo para dormir mais cedo pode ajudar você a acordar mais cedo todas as manhãs. De acordo com a Sleep Foudation, a maioria dos adultos deve visar entre sete e nove horas de sono por noite.
2. Desconecte-se antes de dormir
Evite smartphones e laptops cerca de 30 minutos antes de dormir. Essa estratégia é fundamental porque a luz azul emitida por essas telas pode alterar os níveis naturais de melatonina do corpo, dificultando o sono.
3. Evite lanches noturnos, bem como bebidas energéticas e café
Comer perto da hora de dormir pode causar refluxo ácido e outros sintomas desconfortáveis. Já bebidas com alto teor de açúcar ou cafeína podem dificultar o sono, afinal, elas são energéticas. Portanto, em vez de lanches, guarde o apetite para o café da manhã, ou jante mais cedo e prefira água ou um chá calmante antes de dormir para manter a hidratação.
Veja: Saúde emocional e alimentação: entenda essa relação e viva melhor
4. Silencie o telefone e coloque o despertador longe
Desligue o toque do telefone ou ative o modo “não perturbe” antes de dormir, pois, as notificações podem acordá-lo durante a noite e tentá-lo a verificar o telefone, interrompendo o ciclo do sono.
Além disso, para evitar a tentação de adiar o alarme, coloque o telefone ou o despertador do outro lado do quarto. Assim, você será obrigado a levantar da cama para desligá-lo.
5. Evite ‘virar’ a noite
Pular uma noite de sono para terminar um trabalho pode levar à exaustão na manhã seguinte e prejudicar a capacidade do corpo de funcionar adequadamente. Para os jovens, isso é comum principalmente aos finais de semana. No entanto, é fundamental tentar manter uma rotina bem próxima do dia a dia, mesmo nos dias em que acordar cedo não é obrigatório.
6. Exponha-se à luz matinal
A luz brilhante pela manhã pode ajudar a ajustar o seu relógio biológico, facilitando o despertar mais cedo. Para isso, assim que acordar abra bem as cortinas e tente tomar um café da manhã ao ar livre ou fazer exercícios ao ar livre para maximizar a exposição à luz.
7. Exercite-se estrategicamente
Exercitar-se pela manhã pode ajudar a ajustar o seu horário de sono para mais cedo. Afinal, o exercício regular também pode melhorar a qualidade do sono e reduzir a sonolência diurna.
Confira: Potencialize seus exercícios: a importância do pré e pós-treino
Acordar cedo faz bem e traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Além de potencializar a produtividade e o bem-estar, alinhar-se com o ritmo natural do corpo pode melhorar a qualidade do sono, bem como a disposição ao longo do dia. Experimente ajustar sua rotina para acordar mais cedo e sinta as diferenças positivas que essa mudança pode trazer para sua vida.
Leia também: Excesso de telas e o impacto no desenvolvimento infantil
Lembre-se de que a adaptação pode levar tempo, mas com persistência e pequenas alterações em seus hábitos, você pode se tornar um madrugador e desfrutar de todos os benefícios que isso proporciona.
Complemente a sua leitura com: 8 benefícios de um sono de qualidade e dicas para dormir bem
Acesse epharma Lifestyle e continue lendo sobre saúde, bem-estar e autocuidado.
Referências
https://www.ucs.br/site/revista-ucs/revista-ucs-15a-edicao/no-ritmo-do-relogio-biologico
https://www.einstein.br/doencas-sintomas/jet-lag-e-outros-transtornos-do-ritmo-circadiano