Você aplica protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados? E somente no rosto ou no corpo todo? E quando falamos em quantidade, você sabe a ideal? É sobre essas e outras perguntas que vamos tratar neste texto. Continue a leitura e tire suas dúvidas.
Um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo mostrou que a maior parte das pessoas utiliza metade da quantidade recomendada de protetor solar. O ideal seriam 5 colheres de chá para o corpo todo e 1 colher de chá para o rosto. Um outro estudo, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, mostrou que ao aplicar o produto no rosto, a maioria das pessoas deixou pelo menos 10% da região desprotegida. Neste sentido, ao aplicar o protetor solar, é importante lembrar de regiões mais escondidas do corpo, como orelhas, peito do pé, parte interna dos braços e pernas e atrás dos joelhos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as quantidades indicadas são:
- Uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça.
- Uma colher de chá de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás.
- Uma colher de chá para cada braço.
- Uma colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna.
Embora alguns estudos, como os mencionados acima, mostrem hábitos de quem já utiliza protetor solar, a realidade indica que a maioria das pessoas ainda não desenvolveu este cuidado. Uma terceira pesquisa, feita pela SBD, diz que 62% dos brasileiros não usam protetor solar. Ou seja, além de entender a quantidade ideal é preciso, em primeiro lugar, entender a importância da aplicação do protetor solar diariamente.
Por que usar protetor solar?
Ainda muito negligenciado, o hábito de utilizar protetor solar diariamente funciona como agente preventivo ao proteger a pele contra a radiação ultravioleta. Vale lembrar que a radiação UVA causa envelhecimento e é responsável pelo bronzeamento da pele. Já a radiação UVB é aquela que causa o aspecto de vermelhidão e pode causar queimaduras.
Ambas os tipos de radiação estão relacionados ao câncer de pele. Neste sentido, o protetor solar atua contra o envelhecimento precoce, queimaduras ao se expor ao sol e ainda impede o desenvolvimento do câncer de pele. Segundo a SBD, 70% da nossa exposição ao sol é proveniente de momento cotidianos e não de momento de lazer, por isso o protetor solar é tão importante. Dessa forma, utilizar protetor solar não é apenas parte da rotina de skin care, é uma questão de saúde. Vale ressaltar que de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil.
Por isso, é importante seguir algumas orientações em relação ao uso do protetor solar, considerando os aspectos da saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Fator de Proteção Solar (FPS) mais indicado para a população brasileira é no mínimo 30. Mas é importante que cada pessoa consulte um dermatologista para entender sua necessidade de acordo com seu tipo de pele.
Outra questão fundamental em relação à utilização do protetor solar é quando aplicar e quando reaplicar. Além de utilizado diariamente e nas quantidades recomendadas acima mencionadas, o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas ou três horas, de acordo com a recomendação médica. Se estiver na praia ou piscina, esta reaplicação deve acontecer após entrar na água. É importante ressaltar que, durante o verão, as radiações UVA são mais intensas entre 10h e 16h, por isso a intensificação do cuidado com a proteção solar é fundamental.
Como escolher o protetor solar?
Existe uma série de critérios a considerar na escolha do protetor solar. Lembrando que há produtos específicos para o rosto e para o corpo e eles se diferenciam quanto à textura, tipo de proteção, com ou sem cor. Confira abaixo as diferenças e consulte um dermatologista para decidir a melhor opção.
Textura:
- Oil-free ou em gel: não tem óleo em sua composição. Indicado para a área do rosto e peles oleosas.
- Cremoso: tem textura mais hidratante e é indicado para peles secas.
- Toque-Seco: indicado para o rosto, tem efeito mate e pode ser utilizado por pessoas de pele oleosa.
Com ou sem cor:
- Com cor: protege contra a radiação solar e a luz visível, que afeta pessoas que têm melasma, por exemplo.
- Sem cor: protege apenas contra a radiação solar
Fator de proteção solar
- No mínimo 30 e com proteção contra raios UVA e UVB.
Agora que você já entendeu que protetor solar não se utiliza somente nas férias ou em momentos de lazer, entenda o produto mais adequado para o seu tipo de pele e consulte sempre um dermatologista para a melhor orientação.
Leia também: Alimentação saudável no verão: veja 7 ideias de comidas refrescantes e nutritivas