Manter pensamentos negativos sob controle é essencial para a boa saúde mental. Porém, isso não significa que ser positivo o tempo todo, em qualquer situação, seja a chave para o sucesso. Pelo contrário, a chamada positividade tóxica pode ser bastante prejudicial e desencadear uma série de efeitos negativos.
Entenda a seguir o que é a positividade tóxica, quais são os comportamentos comuns, os impactos que ela causa, e como evitá-la para que não traga prejuízos à sua vida.
O que é positividade tóxica
Positividade tóxica pode ser definida como a exaltação exagerada do lado positivo das situações, enquanto se reprime ou ignora seus aspectos negativos. É um termo usado para descrever um comportamento, e não uma doença ou transtorno.
Na prática, a positividade tóxica ocorre quando alguém insiste em ver apenas o lado bom de uma situação, praticamente ignorando os aspectos negativos que também fazem parte da realidade.
Leia mais: Excesso de telas e o impacto no desenvolvimento infantil
Comportamentos e sintomas da positividade tóxica
A positividade tóxica normalmente se manifesta por meio de atitudes que invalidam as emoções ou tentam suavizar sentimentos negativos diante de experiências difíceis ou traumáticas. Entre os principais comportamentos e sinais da positividade tóxica, destacam-se:
- Invalidação das emoções: desconsiderar sentimentos como tristeza, raiva ou medo, o que diminui a importância da dor própria ou do outro.
- Negação das emoções negativas: evitar sentimentos negativos, ignorando que eles fazem parte da experiência humana.
- Incapacidade de respeitar as emoções alheias: minimizar a dor do outro, invalidando seus sentimentos.
- Culpa por sentimentos: sentir-se culpado por não estar sempre feliz e otimista.
Veja também: 6 dicas simples para praticar o autocuidado
Frases como “pelo menos você tem um trabalho” quando alguém compartilha um dia difícil, ou insistir para que a pessoa desenvolva sentimentos bons por aqueles que a maltratam (como familiares ou parceiros) são exemplos de comportamentos de quem pratica a positividade tóxica.
Quando a positividade faz mal?
Ser positivo diante das adversidades é, geralmente, uma atitude saudável e recomendada para prevenir doenças e transtornos mentais. No entanto, essa atitude pode se tornar prejudicial quando resulta na negligência e supressão de emoções negativas.
Certas situações despertam sentimentos negativos que não podem simplesmente ser ignorados. A morte de um ente querido, por exemplo, inevitavelmente causa tristeza. Ignorar essa tristeza significa também ignorar a dor do outro, impedindo que a pessoa expresse suas emoções de forma saudável.
Quando a positividade tóxica é praticada, ela pode contribuir para o desenvolvimento de sentimentos de solidão, o que pode levar a quadros de ansiedade e depressão. Em outras situações, pode levar uma desconexão da realidade por parte do indivíduo.
Leia também: 7 dicas para lidar com a dependência emocional
Como ser positivo se forma saudável
Ao contrário do que muitos pensam, a chave para a evolução individual e o desenvolvimento da resiliência não está em ser positivo o tempo todo. É perfeitamente saudável expressar sentimentos considerados “ruins” como tristeza e raiva.
Além disso,a empatia é essencial também, especialmente para compreender e lidar com os sentimentos e a dor do outro. Perguntar como a pessoa se sente, oferecer ajuda e demonstrar solidariedade são atitudes que mostram que seus sentimentos são válidos e que, juntos, vocês podem encontrar formas de enfrentar o desafio.
Frases como “olhe pelo lado positivo” são comuns quando queremos ajudar amigos e familiares a não se afundarem em sentimentos negativos. Essa fala não se torna tóxica quando usada para ponderar tanto os aspectos negativos quanto os positivos de uma situação.
Veja também: 4 hábitos para o envelhecimento saudável
Por fim, buscar o equilíbrio emocional é fundamental, para não deixar que o pessimismo ou o otimismo predomine a sua mente.
Esse equilíbrio pode ser atingido com o autoconhecimento, essencial para compreender e lidar com nossos sentimentos – do negativo ao positivo.
Por isso, não deixe de procurar ajuda profissional. Psicólogos e demais especialistas em saúde mental podem lhe ajudar a entender quais estratégias são as melhores para que você consiga desenvolver a resiliência, empatia e autoconhecimento tão necessários.
Se você gostou deste conteúdo, saiba que pode encontrar muitos outros similares que podem lhe ajudar a cuidar da sua saúde mental. Basta continuar navegando pelo epharmaLifestyle.
Referência
Instituto de Psiquiatria do Paraná