A musculação é uma velha conhecida dos praticantes de exercícios físicos – e até mesmo de quem ainda não adotou a atividade física como rotina. E engana-se quem pensa que a musculação tem como objetivo e benefício apenas a tonificação muscular.
Pelo contrário: há uma série de benefícios da musculação para a saúde e bem-estar do corpo. Listamos abaixo quais são esses pontos positivos e como você pode trazer a atividade para o seu dia a dia.
O que é a musculação
A prática da musculação envolve a execução de repetições e levantamento de carga, que trabalham diferentes grupos musculares do corpo. Esses exercícios podem ser realizados com halteres, barras, máquinas de pesos e até mesmo com o peso do próprio corpo.
A intensidade, o volume e a frequência dos treinos podem variar conforme os objetivos individuais de cada praticante, sendo possível adaptar a musculação tanto para iniciantes quanto para atletas experientes.
Veja também: Andar de bicicleta emagrece? Conheça os benefícios de pedalar para a saúde
Quais os benefícios da musculação
Atualmente, os benefícios da musculação vão além da simples tonificação do corpo e do ganho de massa muscular (o famoso “corpo sarado”). A atividade oferece quatro vantagens fundamentais ligadas à saúde mental e ao movimento corporal:
- diminuição do estresse;
- aumento da interação social;
- maior dedicação ao tempo de lazer;
- redução do sedentarismo.
A literatura acadêmica aponta que a prática de musculação em longo prazo traga mais benefícios do que exercícios aeróbicos, principalmente em relação ao controle da gordura corporal, controle do diabetes, prevenção da osteoporose, prevenção de dores reumáticas, aptidão física para a vida diária e prevenção a acidentes cardiovasculares agudos.
Saiba mais: Como a ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão
Dicas para começar na musculação
Busque orientação profissional
O primeiro passo para começar a treinar musculação é buscar orientação profissional. Procure um educador físico e até mesmo fisioterapeutas, cardiologistas, ortopedistas e demais especialistas que possam ajudar a entender melhor o funcionamento do seu corpo, seus limites e necessidades.
A orientação profissional para o seu treino é fundamental para evitar lesões e atingir os resultados esperados.
Comece devagar
Não espere levantar 100kg logo de cara. Comece com cargas menores e com poucas repetições, visando treinos que sejam compatíveis com a sua estrutura corporal e com os objetivos esperados. Com cautela e paciência, seu corpo deve progredir para desafios maiores sem lesões e dores, além de atingir o máximo aproveitamento.
Priorize técnica em vez de carga
Um dos erros mais comuns entre iniciantes na musculação é focar na carga, em vez da técnica correta. Embora o peso levantado seja importante, sem a aplicação da técnica corretamente, os resultados podem se perder – além do perigo de lesões e outros prejuízos ao corpo.
Confira: Para que serve a yoga? 8 benefícios e como praticar
Foque em exercícios básicos no início
Além da atenção com a carga e as repetições, outra dica para iniciantes é focar nos exercícios básicos de musculação (agachamentos, levantamento terra, supino e remada, por exemplo).
Ainda que básico, esses exercícios fazem o corpo trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo e ajuda a acostumar o corpo com a atividade. Depois de um período de adaptação, as progressões futuras podem ser feitas sem riscos e atingindo os resultados esperados.
Cuide da alimentação
Manter uma alimentação saudável é fundamental para todos e, principalmente, para quem pratica atividades físicas como a musculação.
Importante aliada para o sucesso dos treinos, uma dieta balanceada ajuda no crescimento e reparação muscular, além de propiciar energia para as atividades. Por isso, invista em proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis.
E não se esqueça de beber água! Manter-se hidratado, além de consumir vitaminas e minerais, ajuda na recuperação e na manutenção da saúde geral.
Gostou deste conteúdo? Continue lendo sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida no blog epharma Lifestyle.
Veja também: Como potencializar de maneira saudável seus exercícios físicos com dicas de alimentação