Caso você se exercite por mais do que 1 hora, é importante alimentar-se durante a prática, ou entre uma modalidade de exercício e outra. A alimentação pré-treino em geral é suficiente para garantir energia e nutrientes para a primeira hora de treino, após este período recomenda-se a reposição aos 60 minutos e depois a cada 45 minutos.
Deve-se priorizar alimentos fontes de carboidratos de rápida absorção e baixo teor de fibras, como:
- Sucos 100% fruta: laranja, uva, maçã, manga
- Caldo de cana
- Biscoitos tipo água e sal, ou torradas
- Mel (em sachê)
- Bebidas isotônicas, especialmente se transpirar demais
- Suplementos à base de carboidrato, como maltodextrina em pó diluído em água, ou sachês de gel de carboidrato.
Alimentos e suplementos fontes de proteínas não são importantes durante o exercício; priorize as fontes de carboidrato neste momento, e deixe as proteínas para o pós treino.
Além do carboidrato, a reposição de líquidos é fundamental para o bom rendimento, portanto leve sempre uma garrafinha com água ou com as bebidas indicadas acima. Em dias muito quentes, ou se praticar exercícios intensos e transpirar demais, reponha também os sais minerais, especialmente sódio e potássio, por meio dos sucos, bebidas isotônicas e água de coco.
Quer mais conteúdos de nutrição e qualidade de vida? Explore o nosso blog Epharma Lifestyle – oxigenando conexões
Escrito por:
Lia Kanae Okita Buschinelli / CRN-3 26.028
Nutricionista graduada pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência internacional em nutrição e dietética na Universidade McGill, no Canadá.